A arte de ler…

Estava assistindo um vídeo do Felipe Neto em que ele fala sobre “Regras de Dublagem” e, tirando algumas partes forçadas, me chamou atenção uma hora em que ele fala mal daquelas pessoas que só gostam de assistir filmes dublados para não ter que ler as legendas.

Bom, sem querer ofender ninguém, eu digo que tive de concordar.
Simplesmente porque detesto dublagem de qualquer tipo – com exceção da dublagem brasileira dos seriados Chaves e Chapolin, a dublagem Maga é a única que tiro o chapéu, pois faz com que seja mais engraçado do que em espanhol. E, convenhamos, nada falado em espanhol tem graça!

Filmes e seriados, ao serem dublados, tiram toda a essência do trabalho dos atores.
A dublagem nunca irá chegar aos pés do áudio original, fato.

Tudo indica que as pessoas optam por serem idiotas leigas quando abrem mão de qualidade por não querer ler uma simples legenda.
Já ouvi várias desculpas, mas as mais tradicionais são:
“A legenda passa muito rápido, não consigo acompanhar.” Ou “Tenho preguiça de ler.”

Primeiro: a legenda não passa rápido, acontece que, infelizmente, a maioria das pessoas não têm o hábito de ler livros e isso faz com que sua habilidade de leitura seja totalmente sequelada.
Segundo: preguiça de ler? Fala sério!

Ao ver um filme legendado, torna-se mais fácil se familiarizar com o inglês que é um idioma importantíssimo. Qualquer lugar que você for viajar, se souber falar inglês – ao menos o básico do inglês – você está salvo.
É o idioma mundialmente falado.

Não é de agora que eu gosto de inglês, na verdade eu gosto de estudar outras línguas além da minha própria.
Também sempre me importei com qualidade e não com facilidade.
Bem provável que seja por isto que me indigno tanto com aquelas pessoas que preferem pagar R$15,00 para ir ao cinema ver um filme dublado.

As pessoas deveriam se preocupar um pouco mais em desenvolver sua habilidade de ler.
Quem lê com frequência, escreve melhor, interpreta as coisas de uma maneira melhor, ou seja, ler faz toda diferença.
Ainda não descartei a hipótese de criar um projeto ou uma campanha que incentive à leitura e à escrita.
Já pensei nisso várias vezes.
Quando der tempo vou elaborar melhor.

Agora, fico por aqui.

Deixe uma resposta

Calendário

junho 2011
S T Q Q S S D
« abr   jul »
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
27282930  

Meu Twitter #}~

