If everyone cared… ♫

Hoje foi um daqueles dias em que parei para pensar na vida.
Nas coisas que acontecem não só na minha vida, mas ao redor de mim.
Abri o wikipédia para ler algumas coisas sobre Revolução Farroupilha e me chamou atenção um pequeno tópico sobre etnocentrismo.
Confesso que, até o momento, não sabia o que era isso, mas como tenho uma insaciável sede de saber o significado daquilo que desconheço, cliquei ali para ler sobre o assunto.
Foi percorrendo as linhas que achei algo que me chamou muita atenção. O seguinte trecho dizia assim:

  • ”O fato de que o ser humano vê o mundo através de sua cultura tem como consequência a propensão em considerar o seu modo de vida como o mais correto e o mais natural. Tal tendência, denomindada etnocentrismo, é responsável em seus casos extremos pela ocorrência de numerosos conflitos sociais.”

Eu lia e, ao mesmo tempo, concordava com a cabeça pois isso é uma coisa que a minha mãe sempre falou pra mim.
O nosso problema sempre é pior que o problema do outro porque o problema é NOSSO.
Por que nós o vivenciamos, nós temos que resolvê-lo, é com os nossos olhos que o enxergamos.
Se eu acho vulgar usar uma saia curta e prefiro usar uma calça jeans, vou achar um absurdo ver alguém sair de saia curtinha na rua.
É como aconteceu com aquela menina, universitária, que foi hostilizada, pelos alunos, por usar roupas curtas dentro da universidade.
Cada pessoa tem sua forma de pensar e de ser, de acordo com os valores que tem.
De acordo com o jeito que foi criada; de acordo com o lugar onde vive.
Pessoalmente, eu acho muito errado julgar as pessoas por elas serem diferentes da gente. Cada um é de um jeito. Não existe superioridade.
Ninguém é melhor do que ninguém.
Todo mundo tem as mesmas capacidades.
O que muda é que alguns tem mais vontade do que outros.
Tem aqueles que correm atrás do que querem; tem aqueles que esperam a vida passar; aqueles que tem uma sorte filha da puta.
Enfim, superior à nós, apenas Deus.
Só Ele pode ser maior; só ele pode julgar.
E mesmo assim ele não o faz.
Perdoa a todos nós por todas as besteiras que fazemos.
Deus criou tudo o que temos, um verdadeiro paraíso para vivermos, e nós praticamente o destruímos.
E se ele nos perdoa por isso, o que nos faz pensar que não devemos perdoar o próximo por qualquer deslize?
O que nos faz pensar que podemos escravizar o outro apenas por ser mais fraco?
Amanhã, aquele que foi fraco vai se fortalecer.
Pra que usar aquilo que deveríamos amar?
Não era esse o sentido de tudo?
AMAR?
Falta muita filantropia nesse mundo.
E é muito triste pensar que o altruísmo de algumas pessoas (muito poucas, convenhamos) não tem força o suficiente pra vencer toda essa maldade.
Sejamos realistas. 😉

Assista o vídeo abaixo.
Tradução de If Everyone Cared da banda Nickelback. Perfeito. 😀


Deixe um comentário

Calendário

abril 2010
S T Q Q S S D
« mar   maio »
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
2627282930  

Meu Twitter #}~

Erro: o Twitter não respondeu. Por favor, aguarde alguns minutos e atualize esta página.